QUEM SOU

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
MA FERREIRA, mulher, mãe, esposa, pedagoga por formaçao, ceramista de coração. Amante da vida e das artes. Acredito que somos a mudança que queremos no mundo. Sou uma pessoa que acredita nas pessoas e na construção de um mundo melhor. Acredito que cada pessoa está onde deveria estar. Acredito que estamos na terra para evoluir. Acredito que o ser é muito melhor que o ter. Acredito numa força divina. DEUS!!!

Seguidores

BLOGS QUE PARTICIPO

  • www.mdfbf.blogspot.com
  • www.ceramicaconteporaneabrasileira.blogspot.com
  • contato: mdfbf@uol.com.br

terça-feira, 26 de abril de 2011

A LIÇÃO DE ROMERO



Confesso a vocês que estava indecisa se postava esta peça com GATO ( gato peça ) ( rindo ) do Romero Brito ou se esperava e fazia uma outra com caracteristicas minhas. Uma releitura.

Ela estava desenhada ja algum tempo. Hoje eu arrisco em desenhar. Não sou desenhista, muito longe disso, mas com certo esforço alguma coisa sai.

Pedi a minha amiga Priscila, que sempre me socorre com suas dicas, experiencia e generosidade que
me desenhasse o Gato do Romero Britto.

Comecei pintar e não consegui terminar.

Dias atras retomei a pintura e terminei semana passada. Saiu do forno hoje.



Naquela época era o Gato que eu queria. Achei que ficou uma graça.
Gostei muito do resultado. Mas é o Gato do Romero Britto. O que eu pedi que ela desenhasse.
Não é o meu Gato, releitura.

Hj eu o faria um com um pouco do meu estilo.

O tempo passa e mudamos de idéia ou temos idéias novas. Que bom que a vida não é estática.

Como estou fazendo uma série de trabalhos homenagendo a Região Nordeste, vou aproveitar e homenagear Romero Brito, na promessa de fazer outro GATO!

Muito de vocês ja devem ter lido a sincronicidade que aconteceu comigo e a arte de Romero Brito.
Ele me chama atenção por sua história de vida, coragem, talento e pela maneira que aproveitou as oportunidades que a vida lhe ofereceu.


"Romero Britto (Recife, 6 de outubro de 1963) é um pintor e escultor brasileiro.
Romero é conhecido como artista pop brasileiro, radicado em Miami. Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e sua cor, tendo sido alçado para a fama ao realizar a ilustração de uma campanha publicitária para a vodca Absolut. Começou no mundo do "grafite" e hoje é o artista preferido de vários atores e atrizes hollywoodianos. Porém nunca obteve sucesso com a crítica especializada, uma vez que se trata de um artista cujo trabalho é por demais determinado pela indústria cultural, sendo impossível distinguir até que ponto seu trabalho deve ser visto como arte ou como prática de marketing.
Romero Britto, pinta suas obras com o estilo cubista, representando as formas da natureza por meio de figuras geométricas." Peguei no Google.


No meio de tantos artistas talentosos, não que ele não seja, ele é, e muito, senão não estaria onde está. Mas com a riqueza de talentosos
pintores anôminos que temos no Brasil, porque tanto sucesso? Porque uns fazem e outros com mais talento até, não.

A obra dele é alegre, infantil...gostosa de se olhar de admirar. Traz alegria.
Mas será só isso que o diferencial?

Na minha modesta opinão o grande diferencial de Romero Britto é a coragem. Ele foi a luta, enquanto muitas vezes preferimos ficar em nosso porto seguro.

Ele se aventurou. Foi corajoso.

Deu sorte?não..aproveitou as oportunidades.
Foi bom marketeiro, tirando fotos com tantos artistas? foi. E dai??

Quando se vai a Disnney não se tira foto com a Minnie, Pateta, etc???
Ele teve atitute. Coragem. Venceu merecidamente.

A arte não é para ser questionada. É para ser apreciada.

É apenas minha opinião, de uma pessoa que não entende muito
de arte. Entendo de olhar, de gostar.

Eu quis fazer um paralelo com nossas atitudes.

Muitos artistas bem mais talentosos do que ele vivem no ostracismo.
Não se expõem. Não dão a cara para bater. Voltam no primeiro não.
No meu começo eu tinha vergonha de mostrar o meu trabalho.
A primeira vez que fui numa lojinha aqui da rua levar uma peça para mostar, demorei uma semana para criar coragem.

Mas criei. Não deu certo. Mas tentei. Fiquei com uma sensação esquisita, mas não desisti.
Em outra ocasião fui numa loja perto da Fnac, em Pinheiros, levar meus coloares para que dessem uma olhada . Claro que queria vende-los para a
loja.
O que ouvi? Seus colares não combinam com as da caracteristicas da loja.

Respirei e sai de lá com minha malinha na mão. Triste é claro. Aperto no peito.

Pensei. Talvez hoje não..mas um dia será. Preciso melhorar.
E a vida continuou..não desisti.

Existe uma loja aqui em SP que comercializa algumas de minhas peças. No dia em que fui leva-las,
eu quis ser simpática e dei um colar de ceramica de presente para Monica, dona da loja.
Ela disse..que lindo!!! deixe alguns aqui. A loja dela é de decoração. Ela vende mais meus colares do que as peças.
Não dá certo aqui, dá ali.

Tudo tem seu dia e sua hora. Mas se ficarmos com medo do não, desabar-mos na primeira dificuldade e se não tivermos um sonho...ficaremos estaticos e velhos.

Ultrapassar certas barreiras,o nosso orgulho, eu sei por testemunha que é dificil.

Mas temos que ter paciencia conosco e não desistir.

Quantos ceramistas com obras maravilhosas, bem mais talentosos do que eu existem? Muitos.
Eu só sou diferente, sou curiosa, esforçada e persistente. ( MA Modesta ). Faço o que gosto.
Cada peça que faço é parte de mim. tem uma história. Eu escolhi o barro, eu amassei o barro, cuidei do barro, fiz com capricho, mandei queimar, lixei a peça, escolhi a cor..pintei..queimei de novo. As vezes deu belos resultados as vezes não. Mas fiz com amor. Porque amo o que faço. Precisou passar 40 anos para que eu descobrisse a ceramica. Não vou desistir de algo que demorei tanto a descobrir e a gostar.

Não tenho mais medo de mostrar o meu trabalho. Cada um tem seu talento, sua especialidade.Se você não vence o medo, o medo vence você.
Se fosse me comparar, eu nada faria.

Eu tenho um sonho. Um dia ele vai acontecer.

Ps. VOU FAZER OUTRO GATO.



Ma Ferreira