QUEM SOU

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
MA FERREIRA, mulher, mãe, esposa, pedagoga por formaçao, ceramista de coração. Amante da vida e das artes. Acredito que somos a mudança que queremos no mundo. Sou uma pessoa que acredita nas pessoas e na construção de um mundo melhor. Acredito que cada pessoa está onde deveria estar. Acredito que estamos na terra para evoluir. Acredito que o ser é muito melhor que o ter. Acredito numa força divina. DEUS!!!

Seguidores

BLOGS QUE PARTICIPO

  • www.mdfbf.blogspot.com
  • www.ceramicaconteporaneabrasileira.blogspot.com
  • contato: mdfbf@uol.com.br

sexta-feira, 17 de junho de 2011

FLOR DA PAIXÃO - MARACUJÁ!/DESAFIO LITERARIO

Peça confeccionada em argila creme, usei esmalte com efeito na pintura e queimei em baixa temperatura: 1.000 graus.
clique na imagem para ve-la em tamanho ampliado!

A flor




A fruta


Encontrando-me com um sertanejo
Perto de um pé de maracujá
Eu lhe perguntei:
Diga-me caro sertanejo
Porque razão nasce roxa
A flor do maracujá?

Ah, pois então eu lhi conto
A estória que ouvi contá
A razão pro que nasci roxa
A flor do maracujá

Maracujá já foi branco
Eu posso inté lhe ajurá
Mais branco qui caridadi
Mais brando do que o luá

Quando a flor brotava nele
Lá pros cunfim do sertão
Maracujá parecia
Um ninho de argodão

Mais um dia, há muito tempo
Num meis que inté num mi alembro
Si foi maio, si foi junho
Si foi janero ou dezembro

Nosso sinhô Jesus Cristo
Foi condenado a morrer
Numa cruis crucificado
Longe daqui como o quê

Pregaro cristo a martelo
E ao vê tamanha crueza
A natureza inteirinha
Pois-se a chorá di tristeza

Chorava us campu
As foia, as ribera
Sabiá também chorava
Nos gaio a laranjera

E havia junto da cruis
Um pé de maracujá
Carregadinho de flor
Aos pé de nosso sinhô

I o sangue de Jesus Cristo
Sangui pisado de dô
Nus pé du maracujá
Tingia todas as flor

Eis aqui seu moço
A estoria que eu vi contá
A razão proque nasce roxa
A flor do maracujá.
A FLOR DO MARACUJÁ ( Catulo da Paixão Cearence )
...


O maracujá uma trepadeira perene que floresce na primavera e dá seus frutos no início do verão. Suas flores lembram os instrumentos utilizados na crucificação de Cristo, conhecida em outros idiomas por flor-da-paixão, e são de grande efeito ornamental. Seus frutos são ovóides amarelados e a poupa comestível, contém sementes rugosas, que servem para preparar bebidas refrescantes.



CURIOSIDADE:

Na cidade de Pirenópolis, Goiás, durante a Semana Santa, é comum as pessoas utilizarem a casca do maracujá para fazer luminárias para as procissões, tradição dos séculos passados, quando ainda não existia energia elétrica.

....

O Brasil é o maior exportador de suco de maracujá do mundo. O suco de maracujá é comercializado, principalmente, como suco integral ou concentrado, sendo este vendido também congelado. Encontra-se também suco de maracujá nas formas de refresco, néctar, ou ainda, em mistura com outros sucos, principalmente laranja e abacaxi, sendo freqüentemente encontrados na forma “prontos para beber”.
O maracujá pode também ser utilizado para produzir bebidas (vinho, licor e batidas), laticínios (sorvetes e iogurtes), geléias, doces cristalizados e também em confeitaria (bolos, mousses, doces, recheios, etc)

Por Ma Ferreira


Ganhei este selinho do desafio literário da querida Lena, administradora do lindo blog.: amadeirado.blogspot.com. A ela o meu agradecimento pelo carinho.


1. Por que entre tantas atividades você prefere ler?
Porque sou inquieta, porque sou curiosa, porque quando leio eu faço lindas viagens, porque me deixa mais culta, porque eu gosto!

2.Por que gosta de ler livros físicos (na era da internet muitos lêem por ela)?
Porque gosto de ter o livro sempre a mão..em casa..quando saio..levo na bolsa. Posso le-lo np ponsultorio, no cabelereiro..é bem mais pratico.

3. Por que comprar livros (poucos usam as bibliotecas ultimamente)?
Porque na correria dos dias de hoje, não da tempo para freqentar bibliotecas. E eu adoro frequentar livrarias, tomar café, ficar folhando os livros.

4. De onde vem seu incentivo de leitura, blogs literários têm alguma influencia nele?
Sempre gostei de ler. Se alguém me der uma boa sugestão de leitura, não exito em ler.

5. Você lê o que está na moda ou segue algum escritor que te agrada?
Ja segui. hj não mais. Não tenho critério.

6. Ler um livro atrás do outro faz bem?
Eu não me imponho ler um livro atras do outro. As vezes fico sem ler..as vezes leio mais de dois ao mesmo tempo.

Regras do selo:

1. Indicar cinco blogs ( vou pensar um pouquinho..mas quem quiser se candidatar é só colocar em comentários.
a- pychulin.blogspot.com - MAria Paraguassi
b- palavreadosaovento.blogspot.com - MArli Bastos
c- cidinhablogstar.blogspot.com - Cidinha
d- sandra-sentidos.blogspot.com - Sandra
e- ilha-da-lindalva.blogspot.com - Lindalva


2. Uma música que te marcou muito.
Um dia de Domingo.. na voz de Tim Maia e Gal Gosta

3. Cinco livros que nunca vai esquecer.
Tao te King, O Visconde Partido ao Meio, Caçador de Pipas, Na Cama com Picasso, e muitos do Brahma Kumaris.

4.Dizer por que você acha que ganhou o selo.
Porque a Lena sabe que gosto de ler..e foi muito gentil em me escolher.