QUEM SOU

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
MA FERREIRA, mulher, mãe, esposa, pedagoga por formaçao, ceramista de coração. Amante da vida e das artes. Acredito que somos a mudança que queremos no mundo. Sou uma pessoa que acredita nas pessoas e na construção de um mundo melhor. Acredito que cada pessoa está onde deveria estar. Acredito que estamos na terra para evoluir. Acredito que o ser é muito melhor que o ter. Acredito numa força divina. DEUS!!!

Seguidores

BLOGS QUE PARTICIPO

  • www.mdfbf.blogspot.com
  • www.ceramicaconteporaneabrasileira.blogspot.com
  • contato: mdfbf@uol.com.br

segunda-feira, 6 de junho de 2011

GIRASSÓIS

PEÇA EM FAIANÇA ( ARGILA BRANCA ), FEITA EM MOLDE. Na pintura usei a técnica "corda seca", com esmalte SC da mayco.

Detalhe da peça... mas bordas..eu usei esmalte com cristais

Quadro de Van Gogh, datado de jan/1889 - Twelve Sunflowers

As imagens de girassóis foram gentilemente me oferidas pelo Zé Carlos do blog:http://zecarlosmanzano.blogspot.com

PORQUE O GIRASSOL TEM ESSE NOME?

Porque ele acompanha a trajetória do sol do nascente ao poente. como curiosidade: O girassol é um símbolo da páscoa (pouca gente sabe disso). Girassol é um dos símbolos pascais menos conhecidos em algumas regiões. É porém muito rico em conteúdo. Assim para sobreviver a planta precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, também os cristãos precisão estar voltados para o Sol-Cristo. Cristo é a luz, a força, a energia. O cristão sem uma ligação com Jesus não encontra significado para sua vida.
[editar]Mitos e crendices

O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.
Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e sementes colocadas na beira da janela, em uma casa onde exista uma mulher grávida, o filho será homem.
Na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis.
A flor pode ser considerada a planta-símbolo do Novo Milênio.

Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o óleo de girassol que é comestível.
A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva.

A semente do girassol tem sido utilizada no Brasil na produção de biodiesel.
Tem sido também uma boa alternativa para alimentação de gado, em substituição a outros grãos.

Estas informações eu colhi no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Girassol.

Na minha proxima postagem sobre girassol, quando uma outra peça minha em andamento ficar pronta, compartilharei com vovês uma historia pessoal minha, uma sincronicidade acontecida com Girassol de Van Gogh.


Ps. Hoje recebi uma surpresa, o poeta portugues Daniel Costa, fez uma homenagem a Ma Ceramista no blog dele. Se quiserem dar uma olhada:http://danielmilagredanieldaniel.blogspot.com/
A ele o meu agradecimento e o meu carinho!

Espero que tenham gostado!
Por Ma Ferreira