QUEM SOU

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
MA FERREIRA, mulher, mãe, esposa, pedagoga por formaçao, ceramista de coração. Amante da vida e das artes. Acredito que somos a mudança que queremos no mundo. Sou uma pessoa que acredita nas pessoas e na construção de um mundo melhor. Acredito que cada pessoa está onde deveria estar. Acredito que estamos na terra para evoluir. Acredito que o ser é muito melhor que o ter. Acredito numa força divina. DEUS!!!

Seguidores

BLOGS QUE PARTICIPO

  • www.mdfbf.blogspot.com
  • www.ceramicaconteporaneabrasileira.blogspot.com
  • contato: mdfbf@uol.com.br

terça-feira, 30 de agosto de 2011

ESCULTURAS - NO CONTAF - CONGRESSO NACIONAL DE TÉCNICAS DA ARTE DO FOGO.

Professor Newton Santanna

                                                     
                                                                      Eu & Pris Spadulo
                                                           Eu e Prof. Newton Santanna

Mascaras ( rostos ) confeccionados por um grupo de  alunas durante aula experimental com o Prof. Newton Santanna
em  seu Atelier na
Rua Teodoro Sampaio, 855 - Pinheiros S.Paulo-SP
                                                    Fone: 3062-5323  - 11 9109.3324.

Conforme eu tinha dito a vocês, participei nesta ultima semana no Contaf - Congresso Nacional das Artes do 
Fogo.

Semana de muito aprendizado e alegria. Reunião com alguns amigos da blogosfera ( em outra postagem comento  respeito ), e com tantas outras pessoas amantes do barro vindas de toda a parte do Brasil.Éramos em mais ou menos 300 ceramistas, homens e mulheres.

Eu tenho uma mania de começar a ler revista do final para o começo. Mania...sei lá..nem me pregunte o motivo porque não saberei responder.

Aqui nesta postagem estou começando pelo final do Congresso.

Na primeira foto, temos o Prof. Newton Santana na Oficina de Modelagem de Escultura com enfase no corpo humano, no Contaf.

Ao término da Oficina,   ficamos eu a Priscila e mais algumas poucas alunas ao seu redor conversando.
Foi ai que ele teve a brilhante idéia: Nos  convidou para uma aula em seu ateliê  ao término  do congresso, sábado a tarde.

Não poderíamos perder a oportunidade única. Topamos de imediato...
Era tudo que eu estava querendo.

Primeiro eu sempre tive uma curiosidade por esculturas. Mas não me achava competente para tal façanha.
Mas com o Professor Newton fez parecer tão simples o processo..aliás..
É simples mesmo.. com método dele de ensinar é simples.

Lógico que não é uma escultura acadêmica. Mas é escultura. E eu consegui, .( ebba ).

Sem moldes, em partes, em apenas três horas de aula, com direito a intervalo para um delicioso cafézinho, eu a Pris. e  outras  amigas ceramistas conseguimos cada uma confeccionar um rosto.

Cada máscara diferente uma da outra. Como tantos rostos que vemos por ai.

A minha esta aqui em casa. Quando estiver seca, levarei para a queima.

Se barro  e o fogo se comportarem, em breve faço a arte de pintura e compartilho a imagem dela com vocês.
Prontinha.

Ps. Lembram-se que quando eu postei a máscara de gesso eu disse que a minha idéia era faze-la em cerâmica??

Nem preciso dizer mais nada né?

Ao Pro f. Newton Santanna  e a sua amável esposa, que tão bem nos receberam, o meu  ( nosso ) mais sinceros agradecimentos.

Na próxima postagem falarei sobre a Cerâmica da Mata Ortiz, no México. Um encantamento de história e lição de vida.

Com carinho,

Ma Ferreira

(Perdão  por qualquer erro  concordâcia no texto)