QUEM SOU

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
MA FERREIRA, mulher, mãe, esposa, pedagoga por formaçao, ceramista de coração. Amante da vida e das artes. Acredito que somos a mudança que queremos no mundo. Sou uma pessoa que acredita nas pessoas e na construção de um mundo melhor. Acredito que cada pessoa está onde deveria estar. Acredito que estamos na terra para evoluir. Acredito que o ser é muito melhor que o ter. Acredito numa força divina. DEUS!!!

Seguidores

BLOGS QUE PARTICIPO

  • www.mdfbf.blogspot.com
  • www.ceramicaconteporaneabrasileira.blogspot.com
  • contato: mdfbf@uol.com.br

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MANDALAS





Temos aqui três exemplos de mandalas, executadas com técnicas diferentes.


Desenhar mandalas não é facil. Exige técnica e paciência. Hoje eu já consigo com algum esforço desenha-las.
A Priscila ( prispaque.blogspot.com ) minha amiga, conselheira, orientadora, professora foi quem desenhou este primeiro trabalho.
Em breve estarei fazendo uma postagem especial sobre ela. 
Neste caso usei esmalte só no desenho. Queimei em alta temperatura, 1.200 graus.


Na segunda eu já consegui elaborar o desenho. Demorou   apenas uns dois dias..rs  Mas saiu..
Confeccionei em argila branca. Peça confeccionada em placa cerâmica ( não torno ). Depois de esmaltar os desenhos passei esmalte transparente. Queimei em baixa..980 graus.


A Terceira, fiz durante uma aula no torno. Esta peça foi torneada. Foi um experimento sugerido por um outro Prof. o Flávio,  que as vezes o chamo carinhosamente de Santo, visto a paciência que ele tem para comigo
nas minhas aulas de torno.
No caso, logo que a peça estava torneada, eu joguei engobe ( engobe é um esmalte feito a base de argila, geralmente usado para fazer fundos coloridos nas peças ). Enquanto o torno girava uma quantidade de engobe ia se espalhando. Eu apenas controlava a quantidade, para dar este efeito monocromático. Usei duas cores de engobes.
Depois foi ao forno para a primeira queima. Voltou e eu apenas passei esmalte transparente para dar acabamento acetinado. Foi para queima em baixa temperatura.


Qual a diferença de peças queimadas em baixa ou alta temperatura?
As em alta temperatura ficam mais resistentes. A coloração da argila também muda. Existem esmaltes específicos para este tipo de queima. 


Eu tenho um ritual para a confecção de mandalas: o desenho sempre começo do centro e vou expandindo. Numa deixo uma mandala por terminar. Só ai, depois de pronta é que começo a desenhar outra.

"Nas formas geométricas do mandala  que na maioria das vezes criam as vibrações numéricas, encontramos sempre um simbolismo, à medida que a observamos. Se uma simples observação é importante, imagine a confecção ou a pintura de uma mandala.

O exercício de pintar uma mandala é uma forma de meditação. Aonde quer que essa meditação o leve, seja o que for que tenha vivencie, o que encontrar só pode ser você mesmo e as suas criações. Todas as experiências, pensamentos, idéias, sonhos e imagens interiores serão sempre o reflexo de nós mesmo. Ao repetir esses exercícios, muitas vezes, com o tempo o seu interesse pelas próprias divagações também diminuirá e você penetrará cada vez mais no centro (no seu e no da mandala)." www.lyndha.com. 


Ps.: em comentários: "


"Terra e céu se fundem,
o Homem e o Cosmos
Meditação
Arte ZEN
Contemplação!

       Elisa T.Campos  - http://pintandohaikai.blogspot.com/


http://www.youtube.com/watch?v=vKi37Mf5Icg&feature=

 Boa Meditação..

Om Santhi!

Ma Ferreira