QUEM SOU

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
MA FERREIRA, mulher, mãe, esposa, pedagoga por formaçao, ceramista de coração. Amante da vida e das artes. Acredito que somos a mudança que queremos no mundo. Sou uma pessoa que acredita nas pessoas e na construção de um mundo melhor. Acredito que cada pessoa está onde deveria estar. Acredito que estamos na terra para evoluir. Acredito que o ser é muito melhor que o ter. Acredito numa força divina. DEUS!!!

Seguidores

BLOGS QUE PARTICIPO

  • www.mdfbf.blogspot.com
  • www.ceramicaconteporaneabrasileira.blogspot.com
  • contato: mdfbf@uol.com.br

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A M A Z O N I A

                     OBRA CRIADA  EM TORNO COM ARGILA CREME. ESMALTADA E QUEIMADA A 1.100 GRAUS. Ma Ferreira
                                                          clique nas imagens para vê-las ampliadas


Não quero flores no meu enterro, pois sei que vão arrancá-las da floresta.
Chico Mendes

"Se descesse um enviado dos céus e me garantisse que minha morte iria fortalecer nossa luta até que valeria a pena.Mas a experiência nos ensina o contrário. Então eu quero viver. Ato público e enterro numeroso não salvarão a Amazônia. Quero Viver.Chico Mendes.

Amigos,Tem um trecho da letra do nosso hino nacional que diz:
"DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".


Lindo este trecho...mas creio que nossos bosques já não tem mais tanta vida assim. Pena.
Nossa Amazonia precisa de SOCORRO!!!

Por Ma Ferreira
Atualme

domingo, 26 de fevereiro de 2012

IMPORTANTE..VAMOS DAR AS MÃOS???

Obras modeladas em torno. Usei argila tabaco. Queimei a 1.100 graus.(A/T)

O http://www.ceramicacontemporaneabrasileira.blogspot.com/ é um blog que faço parte juntamente com vários ceramistas do Brasil inteiro. O intuito deste blog é fazer a divulgação dos nossos trabalhos ceramicos e da arte ceramica em geral.

Eu como ceramista sei da importancia do evento citado abaixo e da dificuldade que temos na divulgação de nossos trabalhos.

Eu peço a voces meus amigos, que me ajudem na divulgação deste informativo e que como solicitado abaixo enviem um email a Sra. Cristiane, coordenadora do Sistema Estadual de Museos da SEEC do Governo do Estado do Paraná.

Gente, é rapidinho..é só colar o texto que ja esta escrito abaixo e colocar os seus dados.
Me ajudem?


VOCES ESTARÃO AJUDANDO NÃO SÓ A ARTE CERAMICA, MAS A ARTE E A CULTURA DO NOSSO POVO.
POSSO CONTAR COM VOCES?




A cerâmica brasileira vive um momento crítico. Desde o início deste ano, estamos sob a ameaça da perda da única mostra dedicada exclusivamente à cerâmica: O Salão Paranaense de Cerâmica, que é realizado concomitante ao Congresso Nacional de Cerâmica do Paraná.




No Brasil temos pouquíssimos eventos desta natureza e a perda de qualquer um deles, seria totalmente prejudicial para a contínua evolução da cerâmica brasileira, e mesmo, da cultura nacional.


A ideia é que todos que entendam a importância destes eventos para a cultura brasileira, em pleno exercício de cidadania, se solidarizem dando seu apoio e enviando um e-mail para: cosem@seec.pr.gov.br

 Este é apenas um primeiro movimento. Há uma comissão organizada por ceramistas no Paraná (Risolete BendlinGilberto Pavan Narciso , e tantos outros) que iram oficialmente entregar um documento importante sobre o assunto, em breve teremos mais notícias.

Segue o modelo de carta, que poderá ser alterado e encaminhado:

Ilma. Sra.
Cristine Vianna Baptista
DD Coordenadora do Sistema Estadual de Museus da SEEC do Governo do Estado do Paraná

Estamos tristes e apreensivos com a ameaça que paira sobre o Congresso e o Salão Paranaense de Cerâmica.

Iniciativas tão importantes que se destacam entre as políticas públicas de Cultura em nosso País, pois são modelos e referência pela correta aplicação do dinheiro público, um tanto raro em nossos dias.

A iniciativa, além de proporcionar intercâmbio de conhecimento e troca de experiências com profissionais de outras regiões do país e até do exterior, contribui positivamente para os avanços técnicos e artísticos de nosso povo. Além do que, o Salão Nacional de Cerâmica de Curitiba, é a única mostra existente dedicada à CERÂMICA BRASILEIRA, além de manter a verdadeira e sadia preocupação com a preservação de um espaço dedicado exclusivamente a essa modalidade de arte, ou seja, a CERÂMICA TRADICIONAL BRASILEIRA.

Realçamos e reiteramos a importância da manutenção e continuidade da organização e custeio público desses eventos. Como tem acontecido em nosso País, delegar esta realização à iniciativa privada, nem sempre preocupada com o bem comum e a cultura, certamente colocará em risco OS BENS INTANGÍVEIS DA CULTURA E MEMÓRIA NACIONAL.

O Congresso e o Salão Paranaense ampliam a valoração das tradições, criam espaços para a diversidade de linguagens, identidade e criatividade de seu povo, incentivam o turismo e, consequentemente, aumentam o crescimento econômico do Estado e do País, contribuindo para o desenvolvimento integrado da Sociedade.

Agradeço e espero, como tantos artistas, amigos e simpatizantes dessa causa importantíssima para a Arte e a Cultura do nosso povo, contar com o apoio do Secretário da Cultura do Paraná, Sr. Paulino Viapiana, e da Sra. Cristine Vianna Baptista, Coordenadora do Sistema Estadual de Museus da SEEC do Governo do Estado do Paraná, para que considerem o pedido de MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO DESTE EVENTO ATRAVÉS DO PODER PÚBLICO.

Atenciosamente,

Nome completo
Cidade
Estado


Enviar para : cosem@seec.pr.gov.br



Muito obrigada!!!


Ma Ferreira

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CRI - ATIVA!!!

Modelei esta obra manualmente em placa de argila creme. Usei uma combinação de dois esmaltes e queimei a 1.100 graus. Ma ferreira


Olá!!


Esta é uma peça utilitária além de decorativa. Pode ser usada como centro de mesa, como saladeira,
como fruteira ou seja, onde a sua imaginação te levar.
Tem que se tomar cuidado na escolha dos esmaltes nas peças utilitárias, pois alguns contém chumbo, o que é prejudicial a saúde.


Ser criativo é fazer o facil,diferente, ou o difícil, fácil!!!
Ma ferreia                                                                                                                                                                    



A desobediência é uma virtude necessária à CRIATIVIDADE.
Raul Seixas

'' ... O maior inimigo da criatividade é o bom senso ... ''
Pablo Picasso

É preciso provocar sistematicamente confusão. Isso promove a criatividade. Tudo aquilo que é contraditório gera vida.
Salvador Dali
Criatividade é permitir a si mesmo cometer erros. Arte é saber quais erros manter.
Scott Adams
O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as possibilidades infinitas. O que é um homem sem sonhos?
Albert Einstein



Um bom final de semana a todos!!
Com carinho,


Ma Ferreira

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

MULHER NEGRA


     CRIEI ESTA OBRA UTILIZANDO PLACA DE ARGILA TABACO. ESMALTEI E QUEIMEI A 1.100 GRAUS. ( MA FERREIRA ).



Deixo na figura da MULHER NEGRA a minha homenagem a todas as mulheres guerreiras, quer sejam elas negras, brancas, pardas, amarelas,  vermelhas etc.


AXÉ PARA TODOS!!


Ma Ferreira

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

MERCÚRIO, O PLANETA BRILHANTE

ESTA OBRA E CONFECCIONEI EM PLACA DE ARGILA PRETA. COLOQUEI PEDAÇOS DE VIDROS NA SEGUNDA QUEIMA E QUEIMEI A 1.200 GRAUS. A/T. O RESULTADO NÃO FICOU BOM. DIANTE DISSO NA ÁREA EM  QUE FOI COLOCADO OS PEDAÇOS DE VIDRO EU PASSEI DUAS MÃOS DE ESMALTE TRANSPARENTE.   QUEIMEI NOVAMENTE A 1.200 GRAUS. O RESULTADO AI ESTA!


Olá Amigos!!!


Estou postando algumas Obras Ceramicas representando os planetas do sistema solar ( sugestão do Victor Von Serran e da Milene ). Para quem não acompanhou as anteriors eu sugiro:   http://www.mdfbf.blogspot.com/2012/01/marte-planeta-vermelho.html
http://www.mdfbf.blogspot.com/2012/02/plutao-o-planeta-anao.html




O sistema solar é formado por nove planetas, luas, satélites, meteoros, e milhares de corpos celestes que orbitam em torno do sol devido a sua força gravitacional. Segundo a ordem de proximidade do sol Vênus é o segundo planeta, primeiro é Mercúrio, e depois seguem a terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. 
                                                        
Planeta Mercúrio                                                                               
Por ficar perto de Helios
Ouve seu murmúrio
         Hai-kai do Amigo Bento Salles, deixado na minha página de comentários
                                                                                     MERCURIO

O planeta Mercúrio é o planeta mais próximo ao sol, o segundo mais pesado e também o menor dentre os nove planetas conhecidos, sendo classificado como um dos quatro planetas terrestres. Mercúrio pode ser visto a olho nu poucas horas antes do nascer do sol e igualmente depois do poente, assim era considerado pelos povos antigos como dois corpos celestes diferentes e assim era chamado pelos gregos como Apolo que significa estrela da manhã e Mercúrio que significa estrela da tarde. O mesmo acontecia com os hindus e egípcios. Os sacerdotes egípcios, muito mais tarde iriam descobrir que os dois eram um só e que ele girava em torno do sol, e assim o nome do planeta ficou conhecido como Mercúrio.


                                                                                          MITOLOGIA


Na mitologia romana Mercúrio é o deus do comércio, das viagens e do furto (?), a contraparte romana do deus grego Hermes, o mensageiro dos deuses. O planeta Mercúrio provavelmente recebeu este nome porque se move muito rapidamente através do céu.


                                               

Mercúrio, do escultor flamengo do século XVII Artus Quellinus, identificado por seu chapéu, bolsa fechada por um fio, caduceu, sandálias aladas, galo e bode (Amsterdam Town Hall, hoje Royal Palace)

Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Merc%C3%BArio_(mitologia)

Amigpos, estas informações eu colhi na internet em vários sites. Qualquer dado em desacordo, por favor me avisem ok?


Por Ma Ferreira

sábado, 11 de fevereiro de 2012

PLUTÃO, O PLANETA ANÃO

                                          OBRA CERAMICA EM ARGILA BRANCA. ESMALTEI E QUEIMEI A 980 GRAUS.OBRA DE  MA FERREIRA
                                                                          PLUTÃO, "O PLANETA ANÃO"

        
Olá meus amigos!!


Para quem não viu a postagem do planeta Vermelho e entenderem a sequencia,  sugiro:                                                            
                                                                  http://www.mdfbf.blogspot.com/2012/01/marte-planeta-vermelho.html



Plutão (mitologia)

Era filho de Saturno e de Reia e irmão de Júpiter, de Juno e Neptuno. Quando Júpiter fez a partilha do Universo, deu a Plutão o império dos infernos. Plutão era tão negro e tão feio, que não conseguia encontrar mulher que o aceitasse para casar. Por isso resolveu roubar Prosérpina, filha de Júpiter e de Ceres - deusa da agricultura - quando ela ia a caminho da fonte de Aretusa, na Sicília, para buscar água. Plutão é representado com uma coroa de ébano na cabeça, as chaves dos infernos na mão, num coche puxado por cavalos negros

fonte: http://www.infopedia.pt/$plutao-(mitologia)


Plutão, o Planeta Anão

Plutão é um planeta anão que faz parte do Sistema Solar. Está localizado no Cinturão de Kuiper . Tem esse nome em homenagem ao deus da mitologia romano Plutão que personificava o submundo. Foi descoberto em  fevereiro de 1930 pelo jovem astrônomo norte-americano Clyde Tombaugh.
Plutão foi considerado um planeta principal até 2006. Porém, em 24 de agosto deste ano, a União Astronômica Internacional passou a classificar Plutão como um planeta anão. Isto ocorreu após a descoberta de outros corpos celestes, de tamanho comparável ao de Plutão, no Cinturão de Kuiper.


TURMINHA: ESTAREI AUSENTE NESTA SEMANA. MAS LOGO ESTAREI VISITANDO-OS.


Com carinho,

Ma Ferreira